sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dica: recuperando ferramentas enferrujadas

Fala pessoal!

Sabem quando nossas ferramentas (chaves, alicates, etc...não o que você está pensando!) enferrujam, ou por falta de uso, ou por umidade, e ficam com aquele aspecto feio e sujo?

Pois é...temos como recuperá-las, até mesmo quando o famoso "WB40" não resolve...

Basta utilizar um químico antioxidante que utiliza o método de fosfatização (como Ferrox, Ferlicon, Ferrobras, etc) na ferramenta (ou na parte enferrujada) e aguardar. Também conhecido como conversor de ferrugem e muito utilizado na restauração de automóveis, mas funciona muito bem (obrigado!) na utilização em ferramentas e até gabinetes enferrujados, o que é uma tremenda mão na roda. É barato, normalmente, 500ml são aprox. R$5,00 em lojas de tintas ou ferramentas; é vendido também em embalagens de 100ml até 20l. Como normalmente seu uso é diluído (salvo casos mais críticos), rende bastante.

Se puder, tire o grosso com uma lixa e, principalmente, lave a peça e remova qualquer vestígio de gordura. A partir daí, você tem duas opções para aplicação: a) com um pincel, aplica-se uma camada por cima da área afetada; b) em um recipiente não metálico, despeje o produto e mergulhe a peça (se a situação for crítica).

Fiz o favor de esquecer de tirar um antes e depois das minhas ferramentas, mas achei um vídeo bem interessante no Youtube (e muito pouco didático, graças aos "espertos" que gravaram o mesmo), que mostra um pouco da ação do produto.

Ah, caso aplique com um pincel, irá se formar uma camada branca em cima da parte enferrujada; é normal, é justamente a conversão da ferrugem (cristalização). Apenas aguarde algumas horas e remova o excesso com uma estopa; se a ferrugem ainda existir, faça uma nova aplicação. Outra coisa muito boa é que ele cria uma camada antioxidante.

Obs.: durante toda a aplicação e manuseio, procure utilizar luvar e, se possível, fazer tudo em local arejado.

Fica aí mais uma dica e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário