domingo, 19 de setembro de 2010

Atualizando os drivers do seu computador

Fala pessoal!

Para quem utiliza o Windows, sabe que instalar e atualizar drivers de dispositivos dá um trabalho danado e desnecessário...procura fabricante daqui, modelo dali, baixa um driver que não é compatível com aquele dispositivo e por aí vai...

Pensando nisso, foram criados vários programas par
a facilitar esse trabalho, alguns até bem famosos, como o DriverMax ou o DeviceDoctor. O objetivo desses programas é, na ordem, fazer backup dos seus drivers e procurar por versões mais recentes e compatíveis com seu sistema. Não vou falar sobre estes.

Vou falar sobre o SlimDrivers. Poucas vezes vi um programa tão simples e eficiente para resolver este problema, sem falsas detecções ou drivers errados. Seu uso é bem simples: escaneie o computador, baixe e instale os drivers e reinicie (na verdade, ele faz esta última parte sozinho). Pronto.

Fiz um teste com duas placas-mãe relativamente antigas, uma PC-Chips M955G v3.0, rodando um Celeron D315 de 2.26GHz, com tudo onboard, exceto o som (que agora é um C-Media 8738 PCI, pois o onboard queimou) e também em uma placa-mãe Intel D865PERL, toda offboard (exceto som e rede). E também testei em um notebook Intelbrás i20 (também muito chato de encontrar os drivers recentes).

E não é que o danado do programa acertou tudo direitinho? Só para ter idéia, só a placa de som, a C-Media 8738, tem pelo menos 3 versões no site da fabricante. Com o programa, foi apenas um clique.

Para quem quer os drivers recentes e estáveis, sem ter muito trabalho, este programa é uma mão na roda! Quando estiver tudo ok, as atualizações estarão zeradas. Se quiser, você ainda pode configurar o programa para buscar as atualizações automaticamente de tempos em tempos. E, outro detalhe importante, é que ele cuida tanto do backup, quanto das restaurações dos drivers (em caso de erro). Muito bom mesmo!

Só há um problema: ele é beta. E no site da fabricante, ao que tudo indica, a versão final será paga. Tomara que não!

E você, o que achou do programa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário