segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tim Web 3G: 300kbps+ilimitado=insatisfação!

É incrível que uma empresa do tamanho da Tim faça uma coisa dessas.

Trabalho com EAD (Ensino a Distância) e consultoria em informática, logo, preciso estar sempre conectado. Como também não passo muito tempo em casa, investir em algo como Velox não seria negócio para mim, então, resolvi comprar um modem/plano 3G, onde eu posso (poderia) ficar conectado (quase) sempre.

Como sou cliente Tim já a um bom tempo e, pelo menos na parte de telefonia, nunca me deixou na mão, resolvi comprar um modem/plano 3G com eles, no começo da semana passada. Uma semana antes eu tinha ido a mesma loja, com minha noiva, para pesquisar e saber mais do plano. A vendedora, muito simpática, me deu um folheto "xerocado" com os valores e me disse que nos 3 primeiros meses eu pagaria metade do plano (no caso, R$29,90) e após isso o valor integral (R$59,90), além disso, o modem sairia por R$59,90 (por causa da minha linha pós paga; até aí, ótimo). Como velocidade não é prioridade para mim, mas sim o volume de dados, resolvi contratar o plano mais lento (300kbps, plano que oferece os valores citados), mas com tráfego ilimitado (veja bem: ILIMITADO). O primeiro problema começou aí: na semana em que fui comprar o modem, e mostrei o folheto que recebi (com as anotações da outra vendedora) ao vendedor, que muito esperto, disse que a promoção tinha acabado e os 3 primeiros meses seriam integrais (até aí, "engoli", já que precisava com urgência do serviço). Ainda tentou passar outra mentira, dizendo que por causa da área não poderia vender o modem por aquele valor, mas nessa, óbvio, não ganhou, por que seria demais...já com cara feia, perguntei para o "esperto" se o aparelho não era móvel? Percebendo a situação, calou-se e continuou a venda, sem mexer em mais nada. Compra efetuada, fui para casa.

O serviço estava uma maravilha, até sexta-feira (14/maio/2010): velocidade de acordo com o plano, rápida (para o que eu preciso) e estável (como trabalho com redes, verifiquei todos esses dados, através do SpeedTest e PingTest, que, até o momento, estavam de acordo com o plano). No começo da noite desse dia, começaram os problemas: ficou tudo muito lento (~100kbps), mais lento do que quando caímos em uma rede 2G (GPRS/EDGE); assumi, então, que era algo temporário, congestionamento, então deixei.

Voltei a utilizar ontém, domigo (16/maio/2010, a noite). Estava do mesmo jeito, lento, insuportável de lento, que ninguém aguenta. Então, saí atrás e fui pesquisar os termos "Tim 3g lento". Logo nas primeiras páginas, encontrei reclamações aqui no site, de outros usuários, com o mesmo problema; e isso só aqui no site (inclusive comentei em uma das reclamações, que chamou minha atenção). No resto da web, é uma vergonha maior ainda, mais milhões de páginas de usuários com o mesmo problema.

Liguei então para o atendimento (através do *144, protocolo 2010070800979), para saber mais sobre o problema (queria, na verdade, apenas confirmar o que já sabia: traffic shaping). Muito simpática, a atendente (que se identificou como Cristiane) se esforçou para me desviar do problema, mas não deu certo, e me explicou claramente o que o sistema faz: após 1GB de dados trafegados, o sistema aplica um controle automático. Não abismado (ainda) com essa notícia, perguntei quando seria liberado desse "bloqueio" e fui informado que seria no fechamento da fatura (ótimo, pensei, a minha é dia 20 - liguei hoje, dia 17, dava para aguentar), então, escutei um silêncio do outro lado da linha e perguntei "não é dia 20?"; prontamente, ela disse "não, é dia 1º!". Exclamei (em silêncio!) um saudoso elogio para a Tim, agradeci a simpatia e o atendimento da moça e desliguei. Ainda com o telefone na mão, exclamei o elogio novamente, dessa vez fazendo muito barulho.

Agora, gostaria de saber diretamente da Tim e de seus responsáveis pela interação e satisfação entre o cliente, a empresa e seus serviços: vocês não acham que estão lesando, seriamente, seus clientes? Não acham que é muita falta de vergonha vender um plano "ilimitado" limitado? Resumindo, não acham que isso é propaganda enganosa?

Estou pensando seriamente em cancelar o serviço e contratar outro, mas, infelizmente, não posso no momento (até porque, essa prática "feiosa" também é aplicada por outras), pois preciso estar conectado (e não estou a fim de rir com a multa que eles impõe, descaradamente). Então, venho por meio deste declarar e públicar minha satisfação junto a empresa (da qual espero uma resposta satisfatória) e aos demais clientes, dos quais muitos estão sendo lesados (muitas vezes por não possuir o conhecimento técnico) por aí e nem percebem.

É triste que nosso país ainda "aguente" gente assim. Estou postando essa reclamação no meu blog e vou fazer o possível para que venha a público, para que, sobre pressão, o serviço melhore, nem que seja um pouco (assim como foi com a Speedy).

Essa é a reclamação que coloquei no ar também no site ReclameAqui; clique aqui para ir direto para a reclamação.

Um comentário:

  1. Realmente essas empresas de telefonia são muito fraudulentas e enganam seus clientes na cara de pau, eu realmente já tive vários problema com tim vivo e claro. Não se empontam com os cliente mas com os lucros que ganham, pois no brasil os processos contra essas empresas se perdem de vista, e dificilmente os poderes que tem alguma autonomia, para punirem, fazem alguma coisa, pois de alguma forma tem ganham com as empresas de telefonia.

    ResponderExcluir