segunda-feira, 17 de maio de 2010

Modem Huawei E160 no Ubuntu Lucid...


Pessoal,

Complementando minha experiência com a bendita Tim, recebi um modem Huawei E160 (desbloqueado). Apesar do que passei com a Tim, o danadinho é muito bom. Pelo tanto que já pude utilizar aqui, ele é bem estável (as quedas que tive foram falhas na própria rede da Tim) e instala facilmente no Windows (XP, Vista e 7).

Como eu também utilizo Ubuntu, fui testar a criança...como eu havia acabado de atualizar para o Lucid (10.04) na minha máquina, fui feliz da vida e...quebrei a cara! Não pegou de prima...tive que dar uma olhadinha básica no São Google...para variar, esse modem é daqueles tem 2 funções: o modem em si e uma espécie de CD virtual (que vem com os drivers); no caso do E160 (e outros modems mais recentes), ainda temos um leitor de microSD (que funciona como pendrive, quando colocamos algum cartão).

Como disse, a instalação dele no Windows é tranquila, pois o drive de CD virtual é reconhecido normalmente, em seguida são instalados os drivers do modem e ele é reconhecido logo após esse processo, ficando disponível para uso depois deste processo.

Quando plugamos ele no Ubuntu, o sistema só reconhece o drive de CD, por causa de uma falha no modeswitch (módulo responsável por trocar do CD para o modem). O que faremos aqui é alterar um arquivo de configuração do modeswitch que reconhecerá o modem e facilitará e muito a configuração. Depois disso, basta adicionar a sua conta 3G no NetworkManager e pronto.

Resumindo: vamos fazer o bicho funcionar!
  1. Aperte ALT+F2;
  2. Digitem o comando:
    gksu gedit /lib/udev/rules.d/61-option-modem-modeswitch.rules
  3. Adicionem a seguinte linha, antes dos comentários finais (abaixo das linhas parecidas com essa):
    ATTRS{idVendor}=="12d1", ATTRS{idProduct}=="1003", RUN+="modem-modeswitch -v 0x%s{idVendor} -p 0x%s{idProduct} -t option-zerocd"
  4. Salve o arquivo;
  5. Reinicie o computador;
  6. Plugue o modem e aguarde aparecer o ícone no desktop;
  7. Quando aparecer o ícone, clique no gerenciador de rede e adicione uma nova "banda larga móvel"; basta seguir o ajudante para terminar (ou este tutorial, do André Gondim).
A partir daí, é só plugar e usar!

Obs.: essa modificação também deve funcionar com outros modems, já que ela é baseada na saída do comando lsusb, com a respectiva identificação do modem (no caso do meu, a identificação dele era 12d1:1003, que está na linha que adicionamos).

É isso pessoal! Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário