domingo, 29 de agosto de 2010

Escolhendo o melhor DNS para Internet

Fala pessoal!

Para termos uma boa velocidade ao navegar na internet, além de uma boa banda/conexão, precisamos também ter um bom DNS, para a resolução de nomes. A conexão em si cuida da velocidade bruta e o DNS do tempo de resposta.

O objetivo deste post é justamente tentar melhorar o velocidade da sua conexão, caro leitor, baseando-se nos melhores servidores DNS para a combinação do seu provedor e da sua região, realizando testes com base nos sites mais acessados (ou no histórico do seu navegador, ou de uma lista de top sites - como a Alexa).

Quem acompanhou minha novela com a 3G da Tim, sabe que a os servidores DNS na mesma não são muito bons. Em suma, são terrivelmente lentos. Procurando resolver mais este problema, fui atrás de um modo de fazer um benchmark de servidores DNS, sem ser das formas manuais e cansativas (até porque, somente o ping e outras ferramentas, como tracert, não bastam). Acabei encontrando o Namebench - um software opensource para fazer justamente o que eu precisava.

Funciona? Se funciona! ...com a 3G da Tim, costumava esperar (literalmente) segundos quando digitava algum endereço ou clicava em algum link, até que os DNS da Tim estivessem a fim de responder. Criei, então, um perfil no discador com os IPs do OpenDNS. Melhorou, mas ainda não estava no ponto que queria. Após a análise do Namebench, troquei para os DNS indicados por ele e, pasmem, ficou parecendo uma conexão cabeada, tamanha velocidade.

Agora, vamos direto ao assunto.

Faça o download do programa no site do projeto, de acordo com seu sistema operaciona (tem versões para Windows, Linux e Mac) e execute-o. Ele é bem simples, não precisa instalar nem nada - basta executar.

Ao abrir o programa, vocês darão de cara com esta tela:

Ela é resumidamente simples. No item Nameservers, serão exibidos os seus servidores DNS atuais e as opções para testar servidores gratuitos/globais e também os melhores regionais (altamente recomendável marcar essas duas opções, para melhores resultados). No item Options, temos a opção de censura e o de envio de resultados para os criadores do programa, para melhorias no programa (estas, ficam por sua conta).

Por fim, temos as partes mais importantes. No item Your location, você definirá sua localização (no exemplo, Brazil); em Query Data Source é onde você irá definir de onde o Namebench irá procuras as referências para os testes (recomendo utilizar os top sites da Alexa, mas, no exemplo, utilizei meu histórico do Google Chrome); em Health Check Performance, você decide o tempo de duração dos testes (se sua conex
ão varia muito no quesito estabilidade, escolha o teste mais longo); e a última opção, Number of queries, é quantas solicitações o programa irá fazer.

Ao final dos testes, ele abrirá uma página, semelhante a da imagem ao lado, com os resultados. Nesta página, estarão listados a melhora da performance (em porcentagem) e os IPs do melhores servidores, para configurar sua (conexão de) rede. Dependendo da região e/ou provedor, os resultados podem chegar a incríveis 200% ou mais. No meu caso, o servidor secundário do Google foi mais rápido e a melhora foi de pouco mais de 30% (apesar de achar que foi um pouco mais).

Aplique as novas configurações na sua rede e teste a navegação, tempo de resposta, etc.

Aprovado ou não?! ;D

6 comentários:

  1. Obrigado pela dica, estou testando na VIVO 3G, mas estou com uma duvida esses IPS q sao gerados tem utilidade nas configuracoes de DNS, certo? Pq estava pensando onde colocar os dados que foram gerados no meu log. Coloquei justamente nas configuracoes do DNS o IP do uol-br como principal e alternativo uol-br 2, a conexao ficou mais estável!

    ResponderExcluir
  2. Diego,

    Cara, como eu disse, testei no Tim Web 3G, o qual tem servidores DNS horríveis. Fiz o teste com o "namebench", troquei pelos recomendados e, nossa, ficou show! Hoje sim, parece uma conexão decente!

    O meu discador Tim tem um esquema de perfis, provavelmente o seu da Vivo deve ter também. Procure por "perfis" ou "profiles".

    Qualquer coisa, é só falar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tstado e aprovado,no meu caso o DNS do google foi o mais indicado,com 49.8 % em relação ao antigo que eu usava,o OPENDNS.

    ResponderExcluir
  4. Vc sabe se há uma alternativa similar para usar 3G no android ?

    ResponderExcluir
  5. Como não descobri um app para android fiz da seguinte forma, com o modem 3G no netbook fiz o benchmark, anotei os servidores e fui no equipamento com android (tablets ou celulares), com o equipamento em root (raiz), vá até a pasta system/build.prop e adiciona as seguintes seguintes linhas:
    net.dns1=****.****.****.**** (servidor 1 que vc encontrou)
    net.dsn2=****.****.****.**** (servidor 2 que vc encontrou)
    P.S. creditos da pesquisa - Thiago Giecht.

    ResponderExcluir
  6. ficou muito veloz amigo, nem acreditei . muito obrigado

    ResponderExcluir